sábado, 14 de fevereiro de 2015

Salve, humanos!

O mundo está zoado. Não há uma área da civilização que não esteja problemática neste momento. É crise capitalista globalizada, problemas na educação, nas condições básicas de subsistência e até mesmo no campo das idéias as coisas não andam bem. O pós-modernismo, uma corrente filosófica do século XX que tem como princípio fundamental, um relativismo extremo de todas as coisas, tem feito grandes estragos na filosofia, sociologia e até mesmo na ciência. Estragos, eu digo, porque o pensamento pós-modernista é irracionalista, isto é, não vê mais na razão uma garantia para a apreensão do conhecimento. Nem razão, nem religião, nem qualquer outro sistema universalista, que busca explicar todas as coisas de forma unificada. Dessa maneira, a treta está instalada em qualquer debate racionalista, que tem um fundamento científico e racional fica prejudicado, visto que brinca com os pontos de vista e causa uma verdadeira entortada nas argumentações lógicas. Isso parece válido num primeiro momento. Mas digamos por exemplo, que eu esteja esmagando sua cabeça com meu pé. Você óbvia e racionalmente argumentará que estou lhe ferindo quando tento esmagar sua cabeça fazendo pressão com meu pé. Eu como um bom pós-moderno, defenderei-me alegando que não é assim, que na realidade não podemos ter acesso ao conhecimento objetivo da situação e que as verdades subjetivas é que importam, sendo que o que se passa para mim, é que sua cabeça esta no caminho do meu pé, assim como vários outros pontos de vistas existem e todos são igualmente válidos. O fato é que houve uma situação e dois ponto de vista diferentes. Mas houve uma realidade objetiva independente disso e a pessoa que está sendo esmagada, continua sendo esmagada.
Deu para entender? Ao assumir essa posição irracionalista, pode-se defender qualquer premissa, até mesmo um estupro. Ser irracionalista, é ser anti-ciência. Isso mesmo, é desmerecer simplesmente todo o nosso conhecimento científico pois este, foi construído bom base no empirismo racionalista, isso é, fazemos experimentos e construímos teorias racionais e objetivas acerca de nossas observações. Os cientistas acreditam que o conhecimento é possível. E para quem pensa que isso fica só no campo das idéias, basta conhecer um mínimo da história da humanidade para saber o quanto uma ideologia influencia o curso das sociedades. Por exemplo, se essa ideologia pós-modernista continuar impregnando a academia e os círculos intelectuais, teorias que visam o bem-estar coletivo acima de qualquer coisa, como o Marxismo, serão falsamente refutados e muitos que lutam pelo povo começarão a desanimar, visto que a repressão a esta ideologia científica e social aumentará drasticamente. É uma ideologia que permite a opressão. E assim como a realidade, a opressão não é subjetiva. É um fato.
A treta está armada. Precisamos mais do que nunca, de uma leitura CRÍTICA, de questionar séria e compromissadamente todo o lixão de informações que chegam a nós e filtrar as pérolas das idéias que valem a pena reter e defender, em nome de um bem maior, coletivo e sustentável, antes que a cabeça pressionada pelo pé, rache.

Nenhum comentário:

Postar um comentário